29 de novembro de 2011

Android Ice Cream Sandwich é instalado em um Nokia N900

Muitos sonham em ver o sistema Android rodando perfeitamente nos telefones Nokia, já que o hardware produzido pela empresa é robusto o suficiente para receber o sistema operacional móvel do Google. Prova disso é que conseguiram portar a última versão do Android, o Ice Cream Sandwich, para um Nokia N900.


O N900 não pode ser considerado um modelo novo. Mas apesar de já estar no mercado desde 2009, ele possui uma tabela de especificações que até hoje o coloca em posição de destaque: processador ARM Cortex-A8 de 600 MHz, 256 MB de RAM, com 768 MB de memória SWAP, 1 GB de memória virtual total, 32 GB de armazenamento interno, tela TFT (com resolução de 800 x 480), e gráficos dedicados PowerVR SGX com suporte ao OpenGL.

Graças a este hardware ele é usado até hoje por esse tipo de experimentos. O que mais surpreende é a tentativa de instalação da versão 4.0 do Android, que teoricamente exige um hardware mais potente (pelo menos um processador de 1 GHz) para ser instalado.

O responsável pelo teste é o modder Nitdroid, que aproveitou o lançamento do código-fonte do Ice Cream Sandwich para realizar a adaptação. O modder deixa claro que a versão do sistema que ele utiliza é um "pré-pré-alfa" - ou seja, o sistema está cheio de erros, travamentos, e alguns recursos do smartphone não estão habilitados. Porém, o experimento tem a sua validade, pois prova a viabilidade de instalação de uma versão do Android em um N900 e, por consequência, em modelos da Nokia com um hardware melhor.

No vídeo abaixo você pode conferir o resultado dessa instalação. É possível perceber que a transição de menus e o desempenho geral do sistema é um pouco lento para os padrões Android. Ainda assim, já é um começo.