27 de novembro de 2011

Ações da HTC caem, acionistas tem dúvidas sobre crescimento da empresa


A HTC tem perdido espaço para Apple e Samsung por não acompanhar o ritmo de inovações e também logístico desprezando alguns mercados como é o caso do mercado brasileiro que a HTC não tem dado o devido valor. Apos o segundo alerta de lucros em um mês fez a preocupação dos investidores subir e em consequência as ações caírem pelo segundo dia consecutivo, os investidores tem receio de que a HTC que atualmente é a quarta maior fabricante de smartphones do planeta esteja ficando pra traz em um mercado extremamente competitivo.

HTC HD7



O Samsung Galaxy SII e toda linha Galaxy junto ao iphone e também a preocupação com relação a economia e aos processos judiciais, tem tirado o brilho da empresa que já foi um exemplo de sucesso no mercado. Diante da recente perda da liderança de mercado pela Nokia e do espaço cada vez menor da Research in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, a HTC precisa voltar aos tempos de inovação para garantir o lugar que sempre ocupou.

"Não será fácil a HTC sair da situação em que se encontra neste momento", disse o gerente de investimento interino da unidade de fundos da Polaris, Simon Liu. Durante uma década, a HTC fabricou celulares para outras empresas venderem, mas decidiu usar a própria marca no fim de 2006. Neste ano até abril, as ações da companhia mais que triplicaram depois que os designs inovadores atraíram consumidores.

As vendas da HTC cresceram quatro vezes em um ano e meio e, no terceiro trimestre deste ano, a companhia vendeu mais smartphones nos EUA do que qualquer outro concorrente. A piora da performance, no entanto, aconteceu porque a HTC, diante do iPhone e do Galaxy, não conseguiu levar novos produtos para o mercado de smartphones de ponta.

As ações caíram quase 7% nesta sexta-feira e já acumulam perda de 30% em oito dias consecutivos de operações. A empresa, que tinha 10,8% de participação do mercado mundial no terceiro trimestre, vendeu apenas 1 milhão a mais de aparelhos do que a RIM, e a distância em relação às concorrentes maiores aumentou porque a Nokia voltou à disputa com os primeiros celulares que rodam com Windows mesmo que tardiamente. na minha opinião a HTC errou em apostar forte no windows phone, vamos ver o que a nokia consegue.

Na quinta-feira, a HTC alertou que pode não apurar crescimento de receita no atual trimestre, uma desaceleração brusca após o faturamento ter mais que dobrado no primeiro semestre. A empresa, avaliada em cerca de US$ 16 bilhões, havia previsto que a receita para o quarto trimestre poderia crescer entre 20% e 30% em relação a um ano antes.